15 de jun. de 2009

1ª lei de Newton

A inércia é uma propriedade física da matéria (e segundo a Relatividade, também da energia). Considere um corpo não submetido à ação de forças ou submetido a um conjunto de forças de resultante nula; nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade. Isto significa que, se está parado, permanece parado, e se está em movimento, permanece em movimento e a sua velocidade se mantém constante. Tal princípio, formulado pela primeira vez por Galileu e, posteriormente, confirmado por Newton, é conhecido como primeiro princípio da Dinâmica (1ª lei de Newton) ou princípio da Inércia.

Podemos interpretar seu enunciado da seguinte maneira: todos os corpos são "preguiçosos" e não desejam modificar seu estado de movimento: se estão em movimento, querem continuar em movimento; se estão parados, não desejam mover-se. Essa "preguiça" é chamada pelos físicos de Inércia e é característica de todos os corpos dotados de massa.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre


Fiz essa introdução para adentrar um assunto que tem feito parte de meus pensamentos nesses últimos dias, a inércia mental. Como nos condicionamos e somos condicionados a parar em determinado ponto da vida e como fatos que passam desapercebidos, são recorrentes e tornam o desenvolvimento algo mais difícil.

Mas, a mesma lei que afirma que os corpos parados querem continuar parados, afirma também que os corpos em movimento desejam se manter em movimento (movimento=vida).

Sair da zona de conforto, se atrever, se expor e se mostrar capaz de sair da inércia mental e nunca mais voltar.

O vídeo abaixo não é novidade, mas sempre me motiva por sua mensagem e conceito e gostaria de dividí-lo com vocês:


Sempre em frente, as vezes mais devagar do que gostaria, mas a direção é mais importante que a velocidade e, devagar se aproveita mais a paisagem...

Um comentário:

  1. Arrasou na escolha e no desenrolar do tema. Somos o que pensamos, não é?! Na realidade, tudo depende do modo como encaramos e da nossa postura diante da vida. A atitude começa na cabeça e nunca é tarde!!!
    beijos

    ResponderExcluir